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A luta do surdo

* por Roger Prestes

Meu nome é Roger Prestes, sou surdo e professor da Universidade Federal do Cariri , na cidade de Juazeiro do Norte. Também sou formado em Letras/Libras e mestrando do Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina. 

Vamos refletir acerca do tema da redação do Enem, ocorrido no último domingo. Os 6,2 milhões de candidatos que se inscreveram para o Enem 2017 se chocaram com o tema da redação. Como membro da comunidade surda, devo dizer que estou muito feliz e agradecido ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) por ter-nos agraciado com esse tema. A vida dos surdos brasileiros é de luta. Lutamos diariamente para que haja acessibilidade em nossa vida. Lutamos diariamente para que os direitos dos surdos a uma educa- ção de qualidade sejam garantidos. 
A comunidade surda brasileira comemora duplamente esse momento. Primeiramente, porque, há mais de cinco anos, lutamos para que seja garantida a isonomia aos surdos por meio da oferta de videoprovas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) no ENEM. Em seguida, foi uma surpresa para todos nós. Não esperávamos que o INEP se sensibilizasse de tal forma com a nossa causa ao ponto de acolher a nossa demanda e ainda incluir, como tema de redação do Enem, os “Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil”. 
Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, o Brasil tem, aproximadamente, 9,7 milhões de surdos. É um tema que dá visibilidade à comunidade surda, mostra que a sociedade ainda não é acessível como se prega e passa a buscar conhecer que desafios são esses mediante as enormes barreiras que, todos os dias, enfrentamos. Esse tema, realmente, deve ter sido um grande desafio à maioria desse 6,2 milhões de candidatos que não fazem ideia de quais são esses desafios, uma vez que a sociedade como um todo ainda se encontra alheia à diversidade humana, em destaque, no momento, a dos surdos brasileiros.

** Roger Prestes é surdo, ativista da causa das pessoas com deficiência e Professor

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