ONG Parceira do PortoWeb

HISTÓRIA DO LAR DA AMIZADE

O Lar da Amizade – Abrigo para cegos e idosos carentes é uma entidade filantrópica, fundada em 29 de junho de 1983, com sede em Porto Alegre.

A história do Lar da Amizade é repleta de perseverança, da bondade e da consciência social de Senhora Adolfina Quaresma. Ela ficou cega aos dezenove anos, vítima de glaucoma que se desenvolveu a partir dos 14 anos e, segundo ela, “como já vivia neste meio, pois lecionava para cegos, foi mais fácil aceitar a falta de visão". Senhora Adolfina lecionava Braille no Instituto Santa Luzia, aonde os cegos iam estudar e se reabilitar posteriormente no centro Luis Braile. Durante as aulas, eles contavam sobre sua vida e o quanto as coisas eram difíceis e sofridas. Não tinham onde ficar, dependiam de transporte e de outras pessoas que os ajudassem. Senhora Adolfina se comoveu com essas histórias e, sem saber, começou um trabalho que, hoje, é uma lição de vida. Procurou entidades governamentais, associações de cegos e outras entidades para que construíssem, aqui, em Porto Alegre um lugar onde essas pessoas pudessem ficar. Não obtendo retorno, fez de sua casa um local para abrigar pessoas cegas. Toda a luta para a fundação do Lar da Amizade pode ser registrada na seguinte frase dela ”Eu não tenho capacidade, eu não tenho dinheiro, mas eu tenho a vontade e o local e, pensando assim, comecei!”.

Desta forma foi fundado o Lar da Amizade, em junho de 1983, com a finalidade de abrigar, assistir e encaminhar deficientes visuais adultos que, pelos mais diversos motivos, necessitassem temporariamente deste Lar. O Lar proporcionou a eles uma oportunidade de iniciarem uma nova vida.

A Organização já formou o time de futebol Leão da Zona Sul, além de oficinas de artesanato em madeira e tapeçaria que, após a confecção e acabamento, eram vendidas em uma tendinha em frente a Casa. Por muito tempo foi fonte de renda. Existiu também um conjunto musical ‘Traficantes do Som’ que tocavam vários instrumentos e atendiam convites para tocarem em festinhas de aniversários e em outras comemorações.

Há uma extensão do Lar da Amizade na Praia de Quintão. Nesta casa há dois funcionários para orientar e ajudar os moradores.

Tudo foi possível através da preciosa ajuda da Organização Internacional não Governamental Cristoffel Blinden Mission (CBM), com a verba para a construção do prédio.

 


 



A+-     A  ?
» contatos

Av. Eduardo Prado, 349
Bairro Cavalhada
Porto Alegre-RS

 (51) 3248-7130
 (51) 3248-5294
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA