2001-2003 - A Mitologia e a Atmosfera

Mythology foi um projeto singular na vida de Eloy Fritsch. O músico instalou seu estúdio por três meses na paradisíaca praia de Garopaba, em Santa Catarina, para compor e gravar todos os temas do álbum. Mythology é o projeto mais ambicioso da carreira do músico que elaborou um encarte com as lendas mitológicas dos vários povos da Terra. As imagens e o design gráfico foram criados pela  artista plástica U. Barreto. Destaque para as músicas Shiva e Atlantis que foram escolhidas para fazer parte das coletâneas holandesas de música eletrônica, E-dition # 13, E-dition # 14, respectivamente.  

 

Página do encarte do CD Mythology com referência a música Atlantis

 

MP3 do álbum Mythology:

 

Assur - Tamanho: 2.6 MB - duração: 3"43"

Jupiter - Tamanho: 3.6 MB duração: 3"55"

 

Em 2002, Fritsch compôs as suítes eletrônicas do álbum Atmosphere. O álbum conceitual foi feito em defesa da atmosfera do planeta Terra. Por isso várias imagens fascinantes, de formações gasosas, fazem parte da capa e encarte. Uma foto do músico tocando no sintetizador modular entre as nuvens é o símbolo do uso intensivo de sons sintetizados para criar música eletrônica com emoção, sentimento e muito "feeling". O compositor utilizou vários sintetizadores, entre eles o Roland Modular System-700,  o Korg Triton, o Nord Modular, o Novation Supernova II, o Korg-MS2000R e o Kurzweil K-2500. Os climas e temas retratam as camadas atmosféricas  do nosso planeta, tipos de nuvens e a aurora boreal.

 

Foto do encarte do CD Atmosphere de 2003.

 

Atmosphere é disco que une a música sinfônica e eletrônica, simulando coral e orquestra através de samples e sintetizadores. O álbum foi lançado em 2003 e a composição Ionosphere foi selecionada para a coletânea espanhola Margen - Music from the Edge Vol. 6 .

 

MP3 do álbum Atmosphere - Electronic Suite

 

Cumulus - Tamanho: 2.3 MB   Duração: 2"31"

Aurora Borealis - Tamanho:  4.5 MB  Duração: 4"50"

 

Neste mesmo ano, Fritsch finaliza as instalações do  Centro de Música Eletrônica (CME) da UFRGS e realiza a inauguração. O CME disponibiliza três laboratórios de música eletroacústica com os mais avançados recursos para composição por computador. Fritsch inicia, com sua equipe de pesquisa e extensão, uma série de concertos de música acusmática com a orquestra de alto-falantes da UFRGS, apresentando-se composições em diferentes teatros e auditórios da universidade.

 

Fritsch compondo no Laboratório de Música Eletrônica do CME - Instituto de Artes da UFRGS

 




Site desenvolvido pela PROCEMPA