1997 - 2000 - O ESPAÇO INFINITO

por Gustavo Ávila

Em 1997 criou seu próprio estúdio de gravação com vários teclados, dentre eles o Ensoniq MR-76 e o Roland JP-8000. Fritsch dedicou-se  às composições no computador, lançando o CD Behind the Walls of Imagination, muito influenciado pelos tecladistas da década de 70.

Álbum Behind the Walls of Imagination, 1997

O CD recebeu inúmeros elogios pela crítica especializada, o que motivou ainda mais o compositor a planejar novos projetos e seguir compondo e estudando música.

Fritsch tocando no Apocalypse em apresentação para a TV, em 1998.

Com a boa recpeção dos álbuns progressivos do Apocalypse na Europa, Eloy Fritsch assinou contrato com a gravadora MUSEA, da França, para lançar o álbum SPACE MUSIC, pela DREAMING - divisão de música eletrônica.

Álbum Space Music, lançado na Europa pela gravadora MUSEA, em 1998.


Após iniciar o Doutorado, Fritsch assume, em 1999, como professor de Música Eletrônica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Além de escrever vários artigos na área técnica, Fritsch dedicou-se a compor um novo trabalho. Nesse meio tempo assinou contrato com a gravadora Azul Records para a inclusão de três de suas composições nas coletâneas Planeta Nova Era, com tiragem de 60 mil cópias para todo o Brasil. Em 1999 criou o MIDILAB no Instituto de Artes da UFRGS, o maior laboratório de música eletrônica do sul do Brasil, com 8 Roland XP-60 e 8 Macs, que entrou em funcionamento no primeiro Semestre de 2000. Ainda em 1999, a banda Apocalypse foi destaque no ProgDay99 nos EUA, onde Fritsch foi escolhido o melhor tecladista do Festival. Desse show foi lançado um álbum duplo ao vivo chamado Live in USA pela gravadora Rock Symphony do RJ. 

Hammond B3, minimoogs, e vários teclados no show da Apocalypse no Progday99 nos USA.


A mesma gravadora também assina contrato com Eloy Fritsch para editar o CD CYBERSPACE. Na virada do ano 2000, adquire o sintetizador modular Roland SYSTEM-700 Laboratory com 49 módulos para síntese subtrativa e seqüenciador analógico. Este instrumento antológico passa a ser utilizado nas aulas de síntese sonora na Universidade e nos shows do APOCALYPSE em Porto Alegre.

Fritsch programando o sintetizador Modular Roland System-700.

O CD Cyberspace é lançado em Julho de 2000 e mistura texturas orquestrais e eletrônicas seguindo a mesma linha dos CDs anteriores Behind the Walls of Imagination e Space Music.

Foto do encarte do álbum Cyberspace, lançado em 2000.

Inside the Earth Universe - Eloy Fritsch (2000) - Viage através do coração do Universo infinito!!!

The Arrival of Spaceship - Eloy Fritsch (2000) - A aterrizagem da nave mãe com os viajantes das estrelas!

The Ancient Sphinz - Eloy Fritsch (2000) - O enigma da esfinge gigante.

 

Todos os direitos das obras em versão MP3 aqui disponíveis são reservados. Você pode fazer download delas e reproduzir para uso privado, porém é proibida a reprodução, distribuição, execução pública e/ou alteração das obras para fins comerciais, sem a devida autorização dos titulares dos direitos autorais.

 




Site desenvolvido pela PROCEMPA