1985 - 1996 - OS PRIMEIROS ÁLBUNS

por Gustavo Ávila

Após conquistar importantes prêmios em festivais regionais, a banda APOCALYPSE participou de uma coletânea em 1989. Fritsch gravou com seu grupo em 1990 o LP chamado APOCALYPSE.

Desde 1990 já era seu desejo unir a informática com a música em seu trabalho.

Primeiro LP da banda Apocalypse gravado em 1990.
 

Realizou composições com sintetizadores em 1990 e 1991. Alguns temas foram aproveitados para o CD Dreams e outros para o CD Perto do Amanhecer da banda Apocalypse. Alguns foram gravados apenas em fita K-7 e nunca editados em CD. Temas arquivados e esquecidos até a realização desse site em 2006.

Electron - Eloy Fritsch (1990) - Composição utilizando recursos da eletrônica.

Sweet Moments - Eloy Fritsch (1991) - Composição melódica utilizando sintetizador e sequenciador MIDI.  

Silence - Eloy Fritsch (1991) - Composição serena, na linha do new age.

Decidiu, então, realizar um mestrado voltado a área de Computação Musical. Mudou-se para Porto Alegre em 1992 e começou a desenvolver programas musicais e estudar Inteligência Artificial na UFRGS com o objetivo de aplicá-la na música. Adquiriu um microcomputador ATARI e um teclado Korg 01/w para iniciar suas primeiras composições auxiliadas por computador. Apresentou seu trabalho de pesquisa no I Simpósio Brasileiro de Computação e Música em Minas Gerais e foi vice-coordenador do II Simposio Brasileiro de Computação e Música ocorrido no RS. Em 1993 criou o LC&M – Laboratório de Computação e Música da UFRGS com financiamento do Governo. Todas as músicas do CD DREAMS foram compostas entre 1993 e 1995. Em 1993, o  compositor adquiriu um sintetizador minimoog, um Korg 01/W e um Roland JD-800. Nesse período, Eloy Fritsch realizava suas composições para a banda Apocalypse. Entretanto, algumas de suas criações eletrônicas não combinavam com o repertório de rock progressivo da Apocalypse. Fritsch sentiu necessidade de prosseguir com os temas para sintetizadores. As composições eletrônicas eram feitas nos finais de semana de folga dos ensaios da banda APOCALYPSE, pois naquele tempo era preciso priorizar o contrato assinado com a gravadora francesa MUSEA para a finalização do CD Perto do Amanhecer.

Foto do encarte do CD Dreams, 1993. Computador ATARI ST1040, Korg 01/w, Korg M1, Korg MS-10, Minimoog, Roland D-50.

Encorajado por vários amigos e por sua esposa Lauren, Eloy Fritsch decidiu registrar, em estúdio, suas composições para lançar seu primeiro CD. Este foi batizado de Dreams. A música foi influenciada por filmes de ficção científica como 2001 Space Odissey, Star Wars, Galactica e Star Trek. A paixão de Fritsch pelo espaço é perfeitamente identificada em sua música. O sentimento do compositor em relação à possibilidade de não estarmos sós no Universo, o fato de não compreendermos nossa existência, o nosso pouco conhecimento sobre o magnífico Cosmos e as surpresas que nos aguardam no futuro, é transformado em música. Todo esse sentimento aliado aos recursos tecnológicos de  seqüenciadores e teclados motivaram ainda mais à realização de suas primeiras composições eletrônicas.

CD Dreams composto entre 1993 e 1995 e lançado em 1996, foi o primeiro CD do Rio Grande do Sul feito totalmente por computador.

O CD Dreams logo esgotou nas lojas e Fritsch continuou compondo para o álbum Aurora dos Sonhos da banda Apocalypse. Atualmente, "Dreams" está fora de catálogo, porém é possível ouvir uma amostra do álbum na página de áudio.

Encarte do álbum Aurora dos Sonhos, da banda Apocalypse, lançado em 1996 pela gravadora francesa MUSEA.

Após gravar os CDs Aurora dos Sonhos e Lendas Encantadas, a banda APOCALYPSE dedica-se basicamente aos shows de lançamento da coletânea The Best of Apocalypse, realizados no Planeta Atlântida, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 




Site desenvolvido pela PROCEMPA