1968 - 1984 - O INÍCIO NA MÚSICA ELETRÔNICA

por Gustavo Ávila

Eloy Fritsch nasceu em 1968 em Caxias do Sul, Brasil. Desde sua infância costumava criar sons com tudo que tinha ao seu alcance: bolas, talheres, pratos, brinquedos, móveis e até com suas próprias mãos. Foi aluno exemplar no colégio onde recebeu honra ao mérito. Aos 13 anos começou a trabalhar na maior rádio local com seu pai que era engenheiro eletrônico. Nas folga passava horas ouvindo LPs na discoteca da rádio. Ao ouvir alguns álbuns de Vangelis, Wakeman, Kingsley-Perrey, Carlos, Kraftwerk, Tomita e Jarre sua vida mudou e iniciou o fascínio pela música eletrônica e o rock progressivo.

Decidiu então estudar música e criar uma banda com seus colegas de colégio. Em 1983 o APOCALYPSE estava formado e apresentava-se em toda a região. Fritsch estudava piano e tocava nos ensaios do Apocalypse com o órgão do colégio até que comprou seu primeiro sintetizador, o Korg MS-10.

Korg MS-10, primeiro sintetizador de Fritsch em 1984, carinhosamente apelidado de "Korguinho", pelo compositor.


Com este sintetizador analógico e os instrumentos:Poly-800,  bateria eletrônica da Roland,  piano Rhodes,  strings Crumar e  gravador de fita, realizou em 1984 seus primeiros estudos de música eletrônica gravando uma fita no estúdio da banda de baile Ego Mecanóide, em  Caxias do Sul.

Clique no título da música para download.

Aliens - Eloy Fritsch (1984) - O primeiro estudo eletrônico com o Korg MS-10 e Ppercussão (30 seg.)

Com a febre dos computadores, Fritsch iniciou a faculdade de informática, em 1986, formando-se em 1991. Em 1987 decidiu estudar violoncelo e canto lírico. Tocou algumas vezes na Orquestra Sinfônica e participou do coral da Universidade.




Site desenvolvido pela PROCEMPA