ONG Parceira do PortoWeb

Instituto Curicaca no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (2/8/2018)

O IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – CBUC – foi um ambiente de inovação, coerente com uma das diretrizes que tem norteado a Fundação Grupo Boticário nas suas linhas de apoio a projetos, parcerias e ampla atuação. Foi também um ambiente diverso, com conservacionistas, empreendedores, gestores de Unidades de Conservação, membros do Ministério Públicos, artistas, ONGs e órgãos públicos de meio ambiente. Os temas foram provocadores quanto às estratégias de conservação destacando os processos e ferramentas inovadoras, o negócio associado à conservação e os desafios para alcançar escala, a ciência colaborativa e o engajamento social, bem estar e saúde proporcionados pela natureza e também as oportunidades d abordar a temática ambiental na comunicação de massa.


O Instituto Curicaca esteve presente de várias formas. Para o público, apresentou o trabalho técnico “Como acelerar a regularização fundiária de UCs: o exemplo do Plano Estratégico elaborado pelo Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapeva, RS” (saiba detalhes), mostrando uma forma extremamente efetiva de identificar e superar os gargalos causadores da demora na aquisição de terras privadas dentro de parques e reservas. O trabalho mostra que outras dificuldades para o Estado assumir o domínio do território precisam ser atacadas e não é a falta de recursos financeiros a grande culpada. Planejar e focar esforços no lugar certo pode mudar realidades. A iniciativa foi considerada pelos organizadores do evento um caso de sucesso que precisa ser difundido para o conjunto de órgãos gestores de meio ambiente e seus técnicos, assim como deve ser replicado de forma adaptada ao contexto de cada Estado. 

Outro bom aproveitamento veio de um grande número de articulações, parcerias e estratégias para o futuro estabelecidas pelo Instituto Curicaca com o Ministério do Meio Ambiente – MMA -, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio -, o Ministério Público, a Fundação Grupo Boticário, empresas de tecnologia e outras ONGs. As conversas e os acordos de intenção prometem grandes novidades para 2019 e novos resultados em conservação da biodiversidade, efetividade de áreas protegidas, aperfeiçoamento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, geração de conhecimentos e trocas de experiências.


Uma figura de destaque no evento foi o compositor e cantor Lenine. Não pela sua popularidade e carisma como grande músico, mas pela sensibilidade de pensamento a respeito da relação entre a sociedade e a natureza e pela forma como suas músicas tratam do tema. Ao referir-se ao seu trabalho, Lenine destacou a felicidade que o papel transformador de sua música lhe traz, coisa que sempre buscou. O músico referiu-se aos depoimentos que recebe de fãs que, sensibilizados pelas mensagens das letras, deram uma guinada de vida . Muito crítico quanto ao momento da política atual e à rapinagem que uma elite poderosa vem fazendo na sociedade brasileira e na nossa biodiversidade, Lenine foi positivo quanto à humanidade encontrar soluções para mudar o triste destino que o aquecimento global nos aponta nesse momento.


Significado de áreas protegidas avança no PAN Lagoas do Sul com o Curicaca (11/11/2018)
Mosaicos de áreas protegidas são oportunidade à conservação no planejamento dos biomas (30/10/2018)
Curicaca e ICMBio iniciam planejamento do turismo de observação de aves na Lagoa do Peixe (29/10/2018)
Instituto Curicaca dará curso gratuito de condutores de ecoturismo para torrenses (25/9/2018)
Causos associados aos butiazais são compartilhados na Escola Tubino, em Quaraí, RS (10/9/2018)
Avaliação Ecológica Rápida qualifica importância da região do Rio Forqueta (RS) (03/07/2018)
Refúgio dos Pachecos, de luto por morte de cervo, discute uso público (19/06/2018)
Curicaca dá início a novo projeto no Parque de Itapeva (29/05/2018)
Dunas de Cidreira mostram-se uma maravilha a ser conservada (21/05/2018)
Plano de Uso Público do Parque de Itapeva saiu do forno e já está publicado (9/5/2018)
Relatório anual de conservação de anfíbios do Instituto Curicaca / Instituto Curicaca’s amphibians conservation progress (2/5/2018)
Curicaca levará boas e más notícias à oficina do PAN Sul (23/04/2018)
Solturas de animais silvestres pelo Ibama/RS parecem estar cercadas de descuidos fatais (13/04/2018)
Extinção da FZB é suspensa (10/04/2018)
Curicaca realiza ação pela conservação do sapinho admirável (06/04/2018)
Parque de Itapeva apresenta ao conselho progresso na regularização fundiária (03/04/2018)
Após avaliação positiva, parceiros decidem manter #Praiasemcarros (26/02/2018)
Curicaca inicia 2018 com dois novos projetos (23/01/2018)
Operação orienta sobre a proibição dos carros nas praias de Torres (17/01/2018)

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA