ONG Parceira do PortoWeb

Extinção da FZB é suspensa (10/04/2018)

Nesta terça-feira (10), a Justiça Estadual suspendeu a extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, contrariando os planos do governador José Ivo Sartori. O juiz Eugênio Couto Terra determinou que o processo não pode ser realizado sem um plano de ação detalhado, que já havia sido exigido no despacho da liminar em janeiro deste ano. As mudanças que a Sema (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) vem fazendo na FZB como a demissão e remoção de técnicos, mudanças nas curadorias, fragilização das pesquisas, etc foram vedadas. Apesar disso, a decisão judicial apenas impede que o fechamento da FZB seja efetivado neste momento, mas não reverte as ações políticas já realizadas.

A Secretaria ainda está dentro do prazo de 120 dias de apresentação do plano, determinada pela liminar de janeiro. Entretanto, as mudanças estavam sendo antecipadas, o que gera diversos prejuízos ambientais. A partir do pedido feito pelo Ministério Público, somado ao levantamento de provas pelos servidores da fundação e ao acompanhamento ativo do Instituto Curicaca e do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (InGá), foi garantido que se cumprisse o que está determinado na liminar, com a publicação de um novo despacho por Couto Terra.



Desde quando?

O início de todo o processo foi em agosto de 2015, quando o Governo do Rio Grande do Sul apresentou o terceiro pacote de ajuste fiscal para combater a crise econômica no estado. O projeto enviado à Assembleia Legislativa incluía a proposta de extinguir diversas fundações, dentre elas a FZB. No dia 21 de dezembro de 2016, a Assembleia aprovou o pacote, autorizando o governo a fechar a fundação. Em seguida, no dia 17 de janeiro do ano passado, Sartori sanciona os projetos. Todo esse trâmite é marcado pela discordância e por protestos de civis, de servidores da FZB e de outras fundações atingidas, e de ONGs. Em janeiro de 2018, foi decretada a necessidade de um plano de ação para a execução do projeto através de uma liminar. Então, em fevereiro deste ano, Sartori divulgou um cronograma que determinava o encerramento do processo até a metade deste mês. Isso fomentou ainda mais revolta de quem se posiciona contra a decisão, considerando que o governo não havia criado o plano de ação. A partir daí que os servidores, o MP, o InGá e o Curicaca tomaram a iniciativa de exigir para o juiz Eugênio Couto Terra que as mudanças fossem suspensas até a efetivação do plano.

 

Um pouco sobre a FZB

A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS) é o órgão responsável pela promoção e conservação da biodiversidade no RS. Foi criada em 20 de dezembro de 1972 e passou a congregar o Museu de Ciências Naturais, o Parque Zoológico e o Jardim Botânico onde se situa a administração da FZB. Através dessas três instituições, a fundação atua nas áreas de pesquisa, educação ambiental, conservação e lazer. É também detentora de coleções científicas de plantas e animais (atuais e fósseis) que subsidiam pesquisas realizadas por especialistas do Brasil e do exterior, em prol da conservação da biodiversidade.  



Veja mais detalhes sobre a decisão em https://bit.ly/2Hfs2p6

Conheça a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul!


Significado de áreas protegidas avança no PAN Lagoas do Sul com o Curicaca (11/11/2018)
Mosaicos de áreas protegidas são oportunidade à conservação no planejamento dos biomas (30/10/2018)
Curicaca e ICMBio iniciam planejamento do turismo de observação de aves na Lagoa do Peixe (29/10/2018)
Instituto Curicaca dará curso gratuito de condutores de ecoturismo para torrenses (25/9/2018)
Causos associados aos butiazais são compartilhados na Escola Tubino, em Quaraí, RS (10/9/2018)
Instituto Curicaca no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (2/8/2018)
Avaliação Ecológica Rápida qualifica importância da região do Rio Forqueta (RS) (03/07/2018)
Refúgio dos Pachecos, de luto por morte de cervo, discute uso público (19/06/2018)
Curicaca dá início a novo projeto no Parque de Itapeva (29/05/2018)
Dunas de Cidreira mostram-se uma maravilha a ser conservada (21/05/2018)
Plano de Uso Público do Parque de Itapeva saiu do forno e já está publicado (9/5/2018)
Relatório anual de conservação de anfíbios do Instituto Curicaca / Instituto Curicaca’s amphibians conservation progress (2/5/2018)
Curicaca levará boas e más notícias à oficina do PAN Sul (23/04/2018)
Solturas de animais silvestres pelo Ibama/RS parecem estar cercadas de descuidos fatais (13/04/2018)
Curicaca realiza ação pela conservação do sapinho admirável (06/04/2018)
Parque de Itapeva apresenta ao conselho progresso na regularização fundiária (03/04/2018)
Após avaliação positiva, parceiros decidem manter #Praiasemcarros (26/02/2018)
Curicaca inicia 2018 com dois novos projetos (23/01/2018)
Operação orienta sobre a proibição dos carros nas praias de Torres (17/01/2018)

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA