ONG Parceira do PortoWeb

Região do sapinho-admirável terá Avaliação Ecológica Rápida para orientar ações de conservação

Quais as melhores medidas para conservar o sapinho-admirável? Intensificar as ações de proteção? Apoiar a comunidade na implantação de práticas produtivas sustentáveis diminuindo os riscos? Um pouco de cada com pitadas de educação ambiental e pesquisas focadas nas ameaças? Parte das respostas será obtida com estudos de campo para uma avaliação da região onde a espécie endêmica e criticamente ameaçada se encontra. 

A equipe do Instituto Curicaca realizou no mês de agosto uma saída para preparar a “AcadeBioblitz”, que acontecerá em outubro e novembro. Numa parceria com o Instituto de Biociências da UFRGS, a FZB e num projeto apoiado pela Fundação Grupo Boticário, professores, alunos, técnicos e pesquisadores vão rodar a região gravando e fotografando as espécies de fauna e flora que habitam as mesmas áreas do sapinho.

O Sapinho-admirável de barriga vermelha é uma espécie endêmica, encontrada atualmente apenas ao longo de 700 metros das margens do Rio Forqueta, entre os municípios de Soledade e Arvorezinha

Na saída preparatória, a equipe do Curicaca conheceu mais amplamente o território e definiu alguns dos pontos de amostragem que serão visitados pelos alunos. Drones foram empregados no sobrevoo da região, fornecendo imagens para a análise das melhores áreas (como lajedos e grandes maciços de florestas e campos nativos) e facilitando a chegada aos acessos. Parte dos estudos vão ocorrer no Perau do Janeiro - único local com registros conhecidos do sapinho, mas outras áreas chamaram a atenção, como o Perau do Facão, local de grande exuberância cênica, com duas belas cachoeiras e que pode abrigar também uma grande riqueza biológica


O que é uma AcadeBioblitz?

O termo foi criado pelo prof. Andreas Kindel, da UFRGS, para denominar a adaptação que será feita da Bioblitz, método de levantamento rápido da biodiversidade, cujo objetivo é cobrir uma grande área de amostragem empregando pessoas leigasque podem usar seus smartphones para realizar registros de espécies, por exemplo. Nesse caso, o esforço será feito por alunos e professores do curso de Biologia da UFRGS, com a participação de três disciplinas - Herpetologia; Mastozoologia e Ornitologia; Ictiologia. Como o grupo de alunos do curso de biologia já possue conhecimentos prévios e estarão orientados por professores e monitores, vem daí a qualificação Acadêmica na adaptação do método e do termo. Outros benefícios são uma maior integração do projeto à comunidade acadêmica, a otimização dos resultados da pesquisa e a contribuição direta dos estudantes na conservação da biodiversidade.


O território a ser estudado integra áreas particulares. Houve todo um cuidado prévio contatando os donos das propriedades para explicar as finalidades do projeto e pedir permissão para as turmas realizarem a amostragem. A comunidade, que já está acostumada com os pesquisadores do sapinho, foi receptiva e simpática, como sempre. No Perau do Facão, por exemplo, há uma grande expectativa de proprietários em que o turismo venha a se instalar como uma atividade importante de complementação da renda vinda da agricultura.



O que está por trás da criação de uma UC dentro da APA do Banhado Grande (06/09/2017)
Projeto de Conservação dos Butiazais em Quaraí apresenta os primeiros resultados (22/08/2017)
Reta final: PUP do Parque Estadual de Itapeva (10/08/17)
Encontrou uma Curicaca machucada?
Aprovação do Plano de Manejo da RPPN Mata do Professor Baptista (01/08/17)
Inforgáfico: Mata Atlântica (17/07/2017)
Parcerias do Curicaca em apoio à UC para o sapinho-admirável (10/7/2017)
Reunião para efetivar plano de gestão de espécies invasoras (21/06/2017)
Aula no butiazal muda rotina de alunos e professores (30/3/2017)
Reunião com novos fatos e argumentos causa reflexão na Secretária sobre remoção do gestor (14/3/2017)
Carnaval teve também imediata mobilização contrária à remoção política do gestor do Parque de Itapeva (1/3/2017)
Estudos genéticos ajudarão a proteger a população relictual de cervo-do-pantanal no RS (1/2/2017)
Projeto de Conservação de dunas no Litoral Norte do RS tem sua primeira avaliação. (26/12/2016)
Nota à sociedade sobre a “extinção” da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
Posse no conselho da Ilha dos Lobos promete nova era para Unidades de Conservação. (06/12/2016)
Curicaca veste novamente a camisa contra a extinção da FZB e retoma mobilizações. (10/11/2016)
Reservem as praias junto ao Parque de Itapeva para aves, lobos-marinhos e pessoas harmonizadas com a natureza! (28/10/2016)
Gestão da fauna silvestre no RS tem comportamento de camaleão (14/10/2016)
São 25 anos de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica: 15 deles com forte parceria e atuação do Curicaca (06/10/2016)

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA