ONG Parceira do PortoWeb
Portoweb / Portal da Solidariedade / CURICACA / Educação Ambiental e Cultura / Ação Cultural de Criação / Histórico

Histórico

Caminhando se faz o caminho: a ação cultural de criação para a Educação Ambiental e Patrimonial

A ação cultural de criação vem sendo utilizada como a principal metodologia de educação ambiental e patrimonial da ONG Curicaca nos últimos anos. Isso ocorre porque vemos nela uma maneira de criar o conhecimento, não apenas transferi-lo, e de promover a sensibilização através de métodos mais interativos e dinâmicos. Uma ação cultural de criação sempre irá acreditar na capacidade das pessoas, aceitando as diferentes visões da realidade, apostando no diálogo e nas iniciativas que surgem no processo.
Desde 1997, adotamos essa proposta como uma metodologia de ação coletiva. Iniciamos com a ação cultural de criação Nossos Retratos – fotografias de álbuns de família, parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável nos Campos de Cima da Serra, Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral desenvolvido pela ONG Curicaca. Essa ação partiu da revitalização de uma antiga casa e de uma exposição interativa das fotografias antigas dos álbuns de família da comunidade de entorno dos Parques, em Cambará do Sul, RS.
Entre 2000 e 2002, a ação cultural Nossos Retratos foi tema de uma pesquisa de Mestrado, na qual detalhamos as estratégias de uma ação cultural, analisando o que havia surgido de uma forma empírica para podermos replicá-la em outros trabalhos. Foi o que aconteceu com a proposta da ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica lançada em 2005, no entorno do Parque Estadual de Itapeva. Tínhamos sido co-responsáveis pela criação do Parque Estadual de Itapeva, e desde 2001, estávamos atuando na região de Itapeva pela conservação da biodiversidade e valorização da riqueza cultural.
Em 2006, começamos o projeto Microcorredores Ecológicos de Itapeva, que está definindo os caminhos estratégicos entre fragmentos de ecossistemas e áreas protegidas. Com uma ampla parceria, buscamos na conexão entre natureza e cultura as múltiplas oportunidades naturais, culturais, econômicas e políticas de construção de sociedades sustentáveis. No projeto, a ação cultural de criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica foi incorporada como a principal metodologia de educação ambiental e patrimonial.




A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA