ONG Parceira do PortoWeb

Programa de Desenvolvimento Sustentável

Para nós, a conservação da diversidade biológica associa-se à construção de alternativas econômicas sustentáveis, evidenciando a interdependência entre natureza e cultura. Por isso, o Programa de Desenvolvimento Sustentável busca a execução de projetos que promovam, de forma sistêmica, um conjunto de atividades direcionadas para o desenvolvimento regional sustentável. Ele está direcionado estrategicamente para áreas no entorno de Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos, que são as prioridades institucionais.

A implantação do Programa ocorre numa dinâmica integrada entre técnicos do Curicaca, membros das instituições parcerias e pessoas da comunidade. Ao longo do processo, se busca a diminuição gradativa da participação da ONG, à medida que aumentam as capacidades dos parceiros locais e a sociedade se organiza, tornando-se autogestionária. O conjunto de atividades previstas depende das potencialidades e desejos das comunidades locais, bem como das oportunidades que se estabelecem na cooperação interinstitucional e com as fontes de financiamento.

A principal experiência dentro deste Programa ocorreu na região dos Campos de Cima da Serra e Aparados da Serra, na qual aprendemos muito. Na concepção e implantação do Corredor Ecológico dos Aparados da Serra, tentamos uma nova experiência que não deslanchou por descaso do poder público. Atualmente, estamos envolvidos em um novo projeto de implantação de microcorredores ecológicos na região de Itapeva, com iniciativas que buscam a organização e qualificação de artesãos, a preparação de jovens para atuar no Ecoturismo, a educação ambiental com as escolas, o fortalecimento das Unidades de Conservação e o planejamento regional sustentável.





A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA