ONG Parceira do PortoWeb

Participe do Instituto Curicaca!

O Instituto Curicaca integra estagiários curriculares, voluntários e bolsistas para atuar em nossos programas e projetos.  

Estágio em educação ambiental – Estudantes da UFRGS em educação, biologia e áreas a fim, que queiram atuar no planejamento e execução de oficinas de formação de educadores ambientais e para planejar e executar junta à escolas e Unidades de Conservação dinâmicas de sensibilização para a conservação da biodiversidade e o ecodesenvolvimento.


Estágio em conservação de anfíbios – Estudantes de biologia da UFRGS, que queiram atuar na organização e realização do II Simpósio Gaúcho de Herpetologia e em ações de conservação do sapinho-verde-de-barriga-vermelha, endêmico e ameaçadíssimo de extinção.


Os interessados devem anviar o currículo para estagio@curicaca.org.br e em seguida participar de entrevista seletiva. O início do estágio é imediato.

Além disso, você pode atuar em áreas transversais, que englobam os quatro programas:

Comunicação ambiental – Estudantes da UFRGS de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas que queiram atuar em comunicação ambiental no terceiro setor ajudando a manter as mídias da ONG. Atividades principais: gestão de site e de página do facebook, newsletter, mailing, assessoria de imprensa, release e organização de eventos e campanhas.


Gestão no terceiro setor – Estudantes de administração, secretariado e contabilidade que queiram trabalhar no gerenciamento de uma organização não governamental sem fins lucrativos. Atividades principais: gestão de finanças, da equipe, de compras e serviços.


Como funciona?

Estágios curriculares supervisionados

São oferecidos semestralmente conforme agenda e pré-requisitos de cada curso de graduação. Há número limitado de vagas conforme capacidade de suporte do Instituto Curicaca – infra-estrutura e disponibilidade de supervisores. Compromisso de 20 horas semanais. Não são remunerados. Limite de 8 vagas por semestre.

Estágios não curriculares

Estão abertos para inscrição a qualquer momento, mas a disponibilidade de vagas depende da capacidade de suporte do Instituto Curicaca. Podem ser remunerados, caso haja disponibilidade de bolsa vinculada aos projetos (20 horas semanais). A inexistência de bolsa não inviabiliza o estágio, que pode acontecer sem remuneração caso seja de interesse do estudante (mínimo 10 horas semanais).

Estágios não curriculares

Ocorrem por meio da cooperação entre o Instituto Curicaca e a UFRGS em projetos que são executados conjuntamente pelos dois parceiros. Seguem o cronograma da universidade para esta modalidade. A bolsa é fornecida pela UFRGS ao professor responsável e o número de vagas depende da disponibilidade de bolsas. Compromisso de 20 horas semanais.

Voluntariado

Qualquer setor da instituição e projeto pode receber voluntariado. A aceitação depende de haver uma possibilidade de contribuição efetiva, de o interessado dispor de no mínimo 10 horas semanais e possuir qualificação ou experiência que possa ser aplicada na demanda trazendo benefícios para a instituição e seus objetivos em biodiversidade, cultura e ecodesenvolvimento.

Procedimentos de inscrição

Fase 1 - Manifestação de interesse por e-mail, envio de currículo para estagio@curicaca.org.br. Troca de comunicação por e-mail para harmonização de interesses.

Fase 2 - Entrevista com técnicos do Instituto Curicaca - supervisor de estágio e coordenador técnico. No caso de estágio de extensão, participa o professor responsável da UFRGS.




A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA