ONG Parceira do PortoWeb

Participe do Instituto Curicaca!

O Instituto Curicaca integra estagiários curriculares, voluntários e bolsistas para atuar em nossos programas e projetos.


Programa de Conservação da Biodiversidade e Áreas Protegidas - Iniciativas diretas, estudos e propostas de conservação da biodiversidade, com foco em Áreas Protegidas, Corredores Ecológicos e espécies ameaçadas.

  • Projetos em andamento: Conservação do Sapinho-Admirável; Programa de Conservação do Cervo do Pantanal; Conservação das Dunas do Litoral Norte; Conservação dos Butiazais de Quaraí; Gestão da RPPN Mata do Professor Baptista; Áreas Prioritárias do Pampa.

 

Programa de Educação Ambiental e Cultura - Atividades de sensibilização sobre a importância da natureza e o patrimônio cultural imaterial, voltadas para crianças e jovens, e associadas à formação de educadores.

  • Projetos em andamento: Sensibilização da Comunidade nos Butiazais de Quaraí.

 

Programa de Desenvolvimento Sustentável - Ações que promovem economias sustentáveis e equidade social junto às comunidades que residem junto à natureza, no entorno de Unidades de Conservação e em Corredores Ecológicos.

  • Projetos em andamento: Condutores de Visitantes no Parque Estadual de Itapeva; Ordenamento do Turismo de Observação de Aves no Parque Nacional da Lagoa do Peixe; Artesanato com Palha de Butiá na Região de Torres; Zoneamento do Parque Estadual de Itapeva; Conservação do Veado Galheiro no Parque Nacional do Viruá. 

 

Programa de Políticas Públicas e Fortalecimento Institucional - Ativismo e campanhas ambientais, articulações de instituições com atuação na conservação da biodiversidade e salvaguarda cultural, gestão de conflitos, participação em conselhos e formação de agentes públicos.

  • Projetos em andamento: Gestão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Conselhos de Unidades de Conservação. 

 

Além disso, você pode atuar em áreas transversais, que englobam os quatro programas:

Comunicação ambiental – Estudantes da UFRGS de Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas que queiram atuar em comunicação ambiental no terceiro setor ajudando a manter as mídias da ONG. Atividades principais: gestão de site e de página do facebook, newsletter, mailing, assessoria de imprensa, release e organização de eventos e campanhas.


Gestão no terceiro setor – Estudantes de administração, secretariado e contabilidade que queiram trabalhar no gerenciamento de uma organização não governamental sem fins lucrativos. Atividades principais: gestão de finanças, da equipe, de compras e serviços.

 

Procedimentos de inscrição

Fase 1 - Manifestação de interesse e envio de currículo para estagio@curicaca.org.br. Conversa por e-mail para harmonização de interesses.

Fase 2 - Entrevista com técnicos do Instituto Curicaca - supervisor de estágio e coordenador técnico. No caso de estágio de extensão, participa o professor responsável da UFRGS.

 

Como funciona?

Estágios curriculares supervisionados

São oferecidos semestralmente conforme agenda e pré-requisitos de cada curso de graduação. Há número limitado de vagas conforme capacidade de suporte do Instituto Curicaca – infra-estrutura e disponibilidade de supervisores. Compromisso de 20 horas semanais. Não são remunerados. Limite de 8 vagas por semestre.

Estágios não curriculares

Ocorrem por meio da cooperação entre o Instituto Curicaca e a UFRGS em projetos que são executados conjuntamente pelos dois parceiros. Seguem o cronograma da universidade para esta modalidade. A bolsa é fornecida pela UFRGS ao professor responsável e o número de vagas depende da disponibilidade de bolsas. Compromisso de 20 horas semanais.

Voluntariado

Qualquer setor da instituição e projeto pode receber voluntariado. A aceitação depende de haver uma possibilidade de contribuição efetiva, de o interessado dispor de no mínimo 10 horas semanais e possuir qualificação ou experiência que possa ser aplicada na demanda trazendo benefícios para a instituição e seus objetivos em biodiversidade, cultura e ecodesenvolvimento.




A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA