ONG Parceira do PortoWeb

Estudante - Venha estagiar no Instituto Curicaca

Instituto Curicaca seleciona estagiários bolsistas para atuar em projetos de educação ambiental, conservação de anfíbios, comunicação ambiental e gestão no terceiro setor.

Estágio em educação ambiental – Estudantes da UFRGS em educação, biologia e áreas a fim, que queiram atuar no planejamento e execução de oficinas de formação de educadores ambientais e para planejar e executar junta à escolas e Unidades de Conservação dinâmicas de sensibilização para a conservação da biodiversidade e o ecodesenvolvimento.


Estágio em conservação de anfíbios – Estudantes de biologia da UFRGS, que queiram atuar na organização e realização do II Simpósio Gaúcho de Herpetologia e em ações de conservação do sapinho-verde-de-barriga-vermelha, endêmico e ameaçadíssimo de extinção.


Estágio em comunicação ambiental – Estudantes da UFRGS, em jornalismo e design, que queiram atuar em comunicação ambiental no terceiro setor ajudando a manter as mídias da ONG – site, fanpages, newsletter, mailing, release, jornal impresso.


Estágio em gestão no terceiro setor – Estudantes de administração, secretariado e contabilidade, que queiram exercitar os desafios gerenciais peculiares de uma organização não governamental sem fins lucrativos.


Os interessados devem anviar o currículo para estagio@curicaca.org.br e em seguida participar de entrevista seletiva. O início do estágio é imediato.


Como funciona !

Estágios curriculares supervisionados

São oferecidos semestralmente conforme agenda e pré-requisitos de cada curso de graduação. Há número limitado de vagas conforme capacidade de suporte do Instituto Curicaca – infra-estrutura e disponibilidade de supervisores. Compromisso de 20 horas semanais. Não são remunerados. Limite de 8 vagas por semestre.

Estágios não curriculares

Estão abertos para inscrição a qualquer momento, mas a disponibilidade de vagas depende da capacidade de suporte do Instituto Curicaca. Podem ser remunerados, caso haja disponibilidade de bolsa vinculada aos projetos (20 horas semanais). A inexistência de bolsa não inviabiliza o estágio, que pode acontecer sem remuneração caso seja de interesse do estudante (mínimo 10 horas semanais).

Estágios não curriculares

Ocorrem por meio da cooperação entre o Instituto Curicaca e a UFRGS em projetos que são executados conjuntamente pelos dois parceiros. Seguem o cronograma da universidade para esta modalidade. A bolsa é fornecida pela UFRGS ao professor responsável e o número de vagas depende da disponibilidade de bolsas. Compromisso de 20 horas semanais.

Voluntariado

Qualquer setor da instituição e projeto pode receber voluntariado. A aceitação depende de haver uma possibilidade de contribuição efetiva, de o interessado dispor de no mínimo 10 horas semanais e possuir qualificação ou experiência que possa ser aplicada na demanda trazendo benefícios para a instituição e seus objetivos em biodiversidade, cultura e ecodesenvolvimento.

Procedimentos de inscrição

Fase 1 - Manifestação de interesse por e-mail, envio de currículo para estagio@curicaca.org.br. Troca de comunicação por e-mail para harmonização de interesses.

Fase 2 - Entrevista com técnicos do Instituto Curicaca - supervisor de estágio e coordenador técnico. No caso de estágio de extensão, participa o professor responsável da UFRGS.


Mais detalhes !

Administrativo ou Secretariadoestágio de administração ou secretariado (técnico ou superior)

O Instituto Curicaca está com vaga aberta para estudantes que se interessem em realizar atividades de apoio administrativo em projetos ambientais. As atividades incluem organização documental, comunicação formal, apoio na administração financeira, operação de instrumentos administrativos, apoio em gestão bancária, entre outros. A carga horária é de 20h semanais com uma bolsa de R$ 440,00 ou de 30h semanais com uma bolsa de R$ 660,00. Interessados devem enviar currículo para o e-mail estagio@curicaca.org.br com o assunto “Vaga de estágio administrativo”.

Comunicação ambiental - estagio de jornalismo e de design

O Instituto Curicaca mantém um conjunto de mídias de comunicação ambiental e institucional que permitem uma ampla experiência em jornalismo e assessoria de imprensa. Produzimos notícias semanais que vão para o nosso site com os assuntos em que atuamos, mantemos um site institucional e uma fanpage, enviamos um Newsletter mensal, produzimos um jornal semestral impresso e mantemos contatos com a imprensa. A carga horária é de 20h semanais com uma bolsa de extensão.

Formação de Educadores Ambientaisestágio de biologia (licenciatura)

O Instituto Curicaca está com vaga aberta para estudantes com interesse em participar de atividades de apoio em projeto de formação de educadores ambientais em escolas públicas do RS. As atividades incluem organização documental, levantamento de dados, pesquisas bibliográficas, realização de sínteses de conteúdos da área biológica e apoio no planejamento, organização e execução de oficinas e cursos. É necessário estar cursando a partir do 5º semestre do curso de Licenciatura em Biologia e ter disponibilidade para trabalho na sede do Instituto Curicaca e para viagens. Interessados devem enviar currículo para o e-mail estagio@curicaca.org.br com o assunto “Vaga de estágio formação de educadores”.

Mosaico Porta de Torres - estágio de biologia, gestão ambiental, geografia, áreas afins

O Mosaico Porta de Torres é um projeto que tem como objetivo a criação de uma gestão integrada entre diversas áreas protegidas localizadas no Planalto, Encosta e Planície Costeira do Rio Grande do Sul. O estudante vai trabalhar na organização da segunda oficina de planejamento do projeto.  Interessados devem enviar currículo para o e-mail estagio@curicaca.org.br com o assunto “Vaga de estágio mosaico".

PROCERVO - estágio de biologia, geografia e agronomia

O Programa de conservação do cervo do pantanal no Rio Grande do Sul é uma coalizão multi-institucional articulada e coordenada pelo Instituto Curicaca. Está implementando ações integradas para a conservação da única população da espécie existente no estado e que tornou-se restrita à bacia do rio Gravataí, dando caráter especial às unidades de conservação Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos e APA do Banhado Grande.

Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica – estágio de educação e biologia

Educação ambiental e patrimonial realizada na região do Litoral Norte do RS, com abordagem multidisciplinar e sistêmica. Envolve cerca de 20 escolas públicas, 40 professores, 450 alunos e atinge também as famílias. É necessária a disponibilidade de tempo ao longo da semana para deslocamento até a região.

Uso e conservação dos butiazais – estágio de biologia e agronomia

Envolve apoio de campo às pesquisas para definição de formas de manejo sustentável de folhas e frutos do butiazeiro. Procedimentos de campo e em geoprocessamento para qualificação espacial e ecológica do ecossistema. Inclui atividades com famílias de artesãos de apoio à organização social, trocas de saberes, qualificação de produtos, inserção em políticas públicas. Estará subsidiando a elaboração de um programa de conservação do ecossistema.

Conservação de áreas úmidas – estágio de biologia e geografia

Envolve o apoio à proposição e implantação de estratégias de conservação para o complexo lagoa do Forno e lagoa do Jacaré, localizados na região do Litoral Norte. Inclui interfaces com o Refúgio Banhados dos Pachecos e Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Microcorredores ecológicos de Itapeva –  estágio de biologia e agronomia

Envolve o apoio às ações de implementação de microcorredores que conectam diferentes Unidades de Conservação e áreas prioritárias à conservação localizadas na porção nordeste do Rio Grande do Sul.

Efetividade de Unidades de Conservação – Envolve a implantação de mecanismos de monitoramento da efetividade das Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul, numa dinâmica de prioridade progressiva para as que se encontram nos biomas Mata Atlântica, Zona Costeiro-Marinha e Pampa.

Conservação da natureza no assentamento Filhos de Sepé – estágio de biologia, gestão ambiental, geografia, áreas afins

Trata-se da replicação da Ação Cultural de Criação Saberes e Fazeres da Mata Atlântica para o entorno do Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, localizado em Viamão. Tem na Escola Municipal N. Sra. de Fátima o espaço de sensibilização das famílias para o cuidado com a natureza e a implantação de quintais ecológicos. Inclui uma horta escolar ecológica como a linha que costura os demais temas geradores e como suporte às oficinas agroecológicas. Também trata de estratégias para implantação de corredor ecológico entre o Refúgio e a região do banhado grande, em Gravataí.

Implantação da RPPN Mata do Professor Baptista – estágio de biologia, geografia, áreas afins

Envolve procedimentos de gestão da área – planejamento, infra-estrutura, controle e fiscalização, relações com a comunidade e parcerios, etc. Está localizada no município de Dom Pedro de Alcântara.




A+-     A  ?

 
Financiadores

Apoiadores Institucionais




Desenvolvimento PROCEMPA