ONG Parceira do PortoWeb

NOSSA HISTÓRIA

A  Instituição tem seu surgimento em maio de 1973.
 

Criada inicialmente, por  um  grupo de cegos dissidentes da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, liderados por Venceslau Antonio Padilha e Antonio Quaresma da Silva que discordavam com a política de atendimento aos cegos do RS e com a falta de práticas desportivas para os cegos do Estado, tendo assim como meta precípua a prática desportiva para este seguimento, pois na época, a única entidade de cegos existente no Estado, não contava com departamento esportivo. 

Nascia a Sociedade Esportiva Louis Braille-SELB.

Desta forma iniciava uma história marcada pelo pioneirismo na prática de esportes para deficientes visuais no Brasil. Consagrando-se com vários títulos de campeões de futebol de salão e atletismo Municipal, Estadual e Nacional. 

Em 1983 A SELB passa a ser denominada Sociedade Louis Braille- SOLB, a fim de atender um reclame de seus associados no que se refere a área social.

Em 1998 a então SOLB sofre uma nova mudança em seu estatuto, passando a ser denominada de Associação de Cegos Louis Braille - , mudando para o bairro Rubem Berta na Rua Braille, 480 – Porto Alegre, em terreno doado pela COHAB - Cooperativa Habitacional onde permanece até os dias de hoje, consagrando em seu nome o perfil do seu público a ser atendido.

Ao se deparar com algumas realidades de pessoas cegas idosas não atendidas pela rede de serviços e em situação de vulnerabilidade social, decidiu por criar um departamento que tomasse conta desta demanda.  Nos seus estatutos previu-se a criação de uma casa lar para cegos idosos, devido à falta de instituições que abrigassem este seguimento no Estado.
Em 1995 foi dado início a construção do espaço físico e em 2000 materializou-se; este sonho com a inauguração do departamento Casa Lar do Cego Idoso com doze moradores.



Em 31 de agosto de 2000, este projeto foi concretizado com a inauguração da Casa, fundada, para atender 80 pessoas, prioritariamente, com deficiência visual, acima de 60 anos, de ambos os sexos.

Através de amigos e colaboradores tanto do Poder Público como da Iniciativa Privada que nos ajudaram financeiramente para a construção da casa e posteriormente para sua manutenção o sonho tornou-se realidade.

A sua construção foi realizada através de parcerias com entidades como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Projeto Mãos Dadas, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Sociedade São Miguel Arcanjo, Fundação Internacional Lions Clubes.

Atualmente estão residindo idosos deficientes visuais e com outras deficiências e degenerações tais como: doença de Alzheimer, mal de Parkinson, etc...


A+-     A  ?
» Contatos
Rua Braille,  480
Bairro Rubem Berta
CEP 91150-140
Porto Alegre - RS

(51) 3340-6840

(51) 3344-1804  

Fale Conosco



___________________
 
Parceiros
 
Desenvolvimento PROCEMPA